Diversidade e inclusão são tópicos importantes na comunidade de marketing agora – e isso significa que finalmente estamos vendo mais representação e direcionamento para comunidades minoritárias.
Dados recentes mostram que as empresas que estão adotando a inclusão em seu marketing estão construindo melhores relacionamentos com seus clientes e, ao mesmo tempo, impulsionando sua marca.
O que dizem os especialistas?
O Diretor de Diversidade e Inclusão do Barclays Group ( Reino Unido), Mark McLane, disse: “Não se trata de ter uma campanha de marketing LGBT, mas de tornar os consumidores LGBT visíveis em todo o marketing e não se desculpar por isso”. Marcas que aprendem a abraçar todos os tipos de consumidores e representá-los de forma justa e sem truques em suas campanhas de marketing têm demonstrado um impacto extremamente positivo. Os profissionais de marketing são aqueles que precisam dar vida a esses valores de marca em suas campanhas – mas pode haver benefícios incríveis para empresas e comunidades minoritárias.
Relatórios recentes afirmam que 14% dos clientes são mais propensos a escolher produtos e serviços de empresas que promovem e apoiam a diversidade.
O marketing diversificado em ação Os anúncios de ‘Super-humanos’ da Maltesers, apresentando pessoas com deficiência, viram a marca crescer em enormes 8% como resultado direto. A marca Mars (dona da Maltesers) cresceu 20% no geral. Em 2019, o anúncio de Natal do Banco Bradesco ficou famoso ao contar a história de uma criança com síndrome de Down.
Incluir mais comunidades minoritárias em funções visíveis é fantástico de se ver, mas as empresas precisam garantir que isso venha de um lugar autêntico. Gestos “simbólicos” para a diversidade e inclusão, projetados para vender mais produtos, podem facilmente cair no chão com os clientes; basta olhar para o anúncio Kendall Jenner de 2017 da Pepsi, por exemplo. Reflita sobre sua empresa como um todo e procure maneiras de alcançar seus clientes, desenvolvendo seus valores para estar mais em linha com eles e com o que eles desejam ver.
Por Renato Passos