Em pleno 2021 e você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre o que é SEO? Entenda como se qualificar entre os principais concorrentes na primeira página do Google sem gastar nenhum real, só com pesquisa orgânica.
Aqui você encontra as principais informações sobre o que é SEO e todo o universo do marketing de busca, entenda como otimizar os resultados e traçar ótimas estratégias para seu negócio.
SEO o que é?
Search Engine Optimization (SEO) é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego do seu site através de resultados de pesquisa orgânica.
Se você é novo na indústria do marketing digital ou já ouviu algum colega falar sobre isso, mas ficou sem entender, neste artigo você poderá saber mais sobre o assunto “o que é SEO?”
Aqui você vai aprender tudo o que precisa para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa.
Quando seu target está procurando soluções para um problema, o SEO oferece a chance de entrar na frente dos seus concorrentes e ser visto antes.
Isso significa que ao fazer uma pesquisa no Google, você poderá estar a frente dos seus concorrentes na busca.
Sobre o SEO
Para explicar melhor sobre o SEO vamos dividir em três partes e assim facilitará o entendimento nos aspectos envolvidos:
Qualidade do Tráfego
É atrair seu target para seu produto/serviço de fato, não adianta vegetarianos te acharem na buscar por você ser um restaurante que oferece o melhor rodízio de carne do mercado. A intenção é alinha o produto/serviço com a demanda de fato.
Volume de Tráfego
Quando qualificada as pessoas que acessam suas páginas no motor de busca (SERPs*), tenha como objetivo aumentar o volume de pessoas que trafegam pelo seu site.
*SERP é um termo técnico para representar as páginas que exibem os resultados em uma busca na Internet.
Resultados Orgânicos
Anúncios compõem uma parcela significativa de muitas SERPs. Tráfego orgânico é qualquer tráfego que você gera para o seu site sem tem que pagar nada por isso.
Google e o SEO
O Google é um grande participante no mundo do SEO, pois o mecanismo de pesquisa deles foi classificado como a plataforma mais visitada nos EUA, com quase 246 milhões de visitantes únicos em 2018.
Não é surpresa saber que eles detêm 92% da quota de mercado do motor de pesquisas.
Embora o Google seja uma plataforma enorme, as táticas de SEO podem ser aplicadas em diversos mecanismos de busca.
Qualquer site que permita aos usuários digitar palavras em uma caixa e buscar uma lista de páginas da web é um mecanismo de pesquisa.
Provavelmente você usa sites todos os dias sem perceber que eles são um mecanismo de pesquisa, incluindo:
DICA FELAS: SEO é a busca otimizar um site para ter sua classificação mais alta nas pesquisas, mas não quer dizer você deve investir somente no Google. Outros canais tem a mesma importância que ele. Youtube, Pinterest, Amazon e alguns outros, fique atendo no seu produto/serviço.
Motivos de Rankeamento no Google
Existem muitos fatores que o Google considera para dar um posicionamento melhor para sua página, entenda.
Tamanho do domínio: comprimento do nome do domínio, extensão TLD, certificado SSL.
Uso de KW’s* no domínio: o uso de palavras-chave exata e fragmentos de palavras-chaves.
*Keyword’s são as palavras-chave que o tornaram encontráveis na busca.
Métricas sociais: Volume/qualidade de retweets, compartilhamentos no Facebook, Instagram e demais redes sociais.
Utilização do usuário e tráfego: métricas de engajamento de dados da SERP, dados de fluxo de cliques, sinais de tráfego, uso de visitantes, quantidade/diversidade/CTR de consulta, tanto do domínio quando do nível da página.
Domain level: uso offline da marca, menções da marca, notícias, mídia, dados de uso do navegador no site, associação de entidade.
Características e recursos: comprometimento do conteúdo, legibilidade, markup, velocidade, marcação de dados estruturados, HTTPS.
Métricas de palavra-chave e conteúdo: pontuação de relevância de conteúdo, otimização na página da palavra-chave.
Métricas de links: Page Rank, Métricas de confiança, quantidade de links de domínio raiz, links, distribuição de texto âncora, qualidade/spam das fontes de ligação.
Autoridade do domínio: baseado em métricas de links/citações, quantidade de links, confiança, PageRank do domínio, etc.